Neste fim de semana fizemos a nossa primeira avaliação física do ano com as medidas e no próximo fim de semana vamos fazer os testes físicos.
Junto com a primeira parte da avaliação física é sempre necessário um feedback do treinador para o atleta e também do atleta para o treinador.
É preciso traçar metas de ganho de massa magra e perda de gordura dentro da faixa de normalidade de saúde.
Objetivos como ganho de massa magra, manutenção de saúde, fortalecimento para evitar lesões sempre estarão associados com a composição corporal e o feedback do aluno sobre as aulas.
O feedback nem sempre é unico, muitas vezes ele é disfarçado em perguntas feitas durante as aulas e nos exercícios como "voltou a sentir dores?" ou "Está sentindo que emagreceu?" ou até "Como foi o treino?"
Acredito que o sentimento do aluno de estar chegando em seus objetivos é muito mais importante que os números apresentados nos relatórios de avaliação física. Na verdade a avaliação física é muito mais importante para o treinador traçar estratégias de trabalho do que para o aluno saber como ele está fisicamente.
Se sentir bem e estar bem fisicamente não necessita de um relatório científico, mas a motivação que este relatório apresenta muitas vezes ajuda no trabalho e na manutenção da auto-estima.
Lembre-se sempre de conversar com seu treinador durante os papos semanais, traçar novas metas e se tiver qualquer dúvida, sempre questione!
Renato Padovan
Comments