Quando você comenta que é um corredor de rua, que treina ou até mesmo quando você conta que fez uma maratona ou aquela prova de triathlon as pessoas que você está conversando vão ter a imagem de que você é uma pessoa 100% saudável. Ou não?
Ter um corpo musculoso, passar horas fazendo exercício ou mesmo parecer saudável nem sempre significa que estamos em dia com nossa saúde.
Você sabe se está apto a praticar o seu esporte?
Não é uma coisa comum mas sempre aparecem casos de mortes súbitas em corridas de rua, triathlon e outros esportes de endurance, onde a exigência cardíaca é grande.
Na maioria dos casos é por problemas cardíacos que podem ser facilmente diagnosticados em exames de rotina.
Uma pesquisa recente mostrou que houve 135 mortes em provas de triathlon ao redor do mundo e que 85% das mortes são homens e a média de idade é de 47 anos.
Como a corrida de rua é um esporte muito mais praticado, esse número de mortes em provas provavelmente deve ser maior.
A recomendação é de que seja feito anualmente um exame cardíaco, um check-up geral e que deve-se passar com um cardiologista ou clínico geral.
Com estes exames é possível diagnosticar possíveis doenças que ponham em risco o atleta em sua prática de treinos e provas.
A grande maioria destas doenças cardíacas são genéticas e um histórico familiar também pode ajudar na detecção de possíveis riscos.
Aqui no Team Renato Padovan solicitamos anualmente um atestado médico que comprove que o aluno está apto para os treinos e se houver algum risco identificado, o exame deverá ser feito a cada seis meses para o devido acompanhamento.
Lembre-se que a sua saúde vem em primeiro lugar. Você já marcou seu exame para a temporada de 2020?
Qualquer dúvida entre em contato com seu treinador.
Commentaires