top of page

Corra para a saúde!

Quando você comenta que é um corredor de rua, que treina ou até mesmo quando você conta que fez uma maratona ou aquela prova de triathlon as pessoas que você está conversando vão ter a imagem de que você é uma pessoa 100% saudável. Ou não?


Ter um corpo musculoso, passar horas fazendo exercício ou mesmo parecer saudável nem sempre significa que estamos em dia com nossa saúde.

Você sabe se está apto a praticar o seu esporte?


Não é uma coisa comum mas sempre aparecem casos de mortes súbitas em corridas de rua, triathlon e outros esportes de endurance, onde a exigência cardíaca é grande.

Na maioria dos casos é por problemas cardíacos que podem ser facilmente diagnosticados em exames de rotina.


Uma pesquisa recente mostrou que houve 135 mortes em provas de triathlon ao redor do mundo e que 85% das mortes são homens e a média de idade é de 47 anos.

Como a corrida de rua é um esporte muito mais praticado, esse número de mortes em provas provavelmente deve ser maior.


A recomendação é de que seja feito anualmente um exame cardíaco, um check-up geral e que deve-se passar com um cardiologista ou clínico geral.

Com estes exames é possível diagnosticar possíveis doenças que ponham em risco o atleta em sua prática de treinos e provas.

A grande maioria destas doenças cardíacas são genéticas e um histórico familiar também pode ajudar na detecção de possíveis riscos.


Aqui no Team Renato Padovan solicitamos anualmente um atestado médico que comprove que o aluno está apto para os treinos e se houver algum risco identificado, o exame deverá ser feito a cada seis meses para o devido acompanhamento.


Lembre-se que a sua saúde vem em primeiro lugar. Você já marcou seu exame para a temporada de 2020?

Qualquer dúvida entre em contato com seu treinador.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Lesões de início e final de temporada

Com o final do ano, normalmente finalizamos uma temporada de provas e desafios. Nisso temos alguns dias de descanso. Esse descanso permite que o corpo se recupere do estresse que normalmente colocamos

Foi dada a largada!

Começamos! Nosso desafio de 21km e 42km começou neste fim de semana. Todos que vão correr uma meia-maratona ou maratona nesses primeiros seis meses de 2022 fizeram uma prova de 1 milha (1,6km) neste f

Comments


bottom of page