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Lesões de início e final de temporada

Com o final do ano, normalmente finalizamos uma temporada de provas e desafios.

Nisso temos alguns dias de descanso. Esse descanso permite que o corpo se recupere do estresse que normalmente colocamos em uma preparação física.

No início de temporada também fazemos treinos mais leves e controlados.


Quando falamos em temporada de preparação física procuramos sempre organizar e planejar cada etapa dessa preparação.


Começamos sempre criando uma base de treinos para alcançar capacidades físicas que serão trabalhadas em momentos mais perto das provas e desafios.


Então essas capacidades precisam estar bem planejadas durante seus meses de treinos.

Por exemplo a resistência, capacidade física para provas de distância maiores precisa ser conquistada aos poucos.

Aumentar o estresse no ganho dessa capacidade pode fazer com que lesões apareçam durante a preparação.

Controle de volume e intensidade é necessário.

Não podemos acreditar que o atleta acostumado a correr 5km vai, do dia para a noite, correr 10km sem colocar seu corpo a um estresse desnecessário.


Isso não significa que ele não vai conseguir correr os 10km mas um estresse maior pode sim trazer lesões nos músculos e articulações.


Planejamos um maior ganho de capacidade física e o menor impacto negativo no corpo.

Isso vai fazer com que o atleta consiga atingir seus objetivos e continuar correndo por mais tempo.

Esse é um dos nossos maiores objetivos.


Então sempre recomendamos respeitar os dias de treinos, os dias de descanso, dias de fortalecimento e também intensidades e volume de corrida.


Fortalecimento e mobilidade deve sempre estar presente na rotina de treinos.


Não abusar dos treinos fortes e não passar muito da quilometragem planejada vai ajudar a manter sua saúde e longevidade no esporte.


Procure sempre respeitar o treino proposto e sempre que surgir dúvidas ou sugestões, fale com seu treinador antes de mudar qualquer coisa em seu treino.

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