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Estou realmente fazendo um teste?

Nestas semanas estamos realizando os testes de 3000m com os atletas para definir as zonas de treinamento. Além disso, estamos fazendo o Circuito de Corrida de rua, onde temos algumas aulas online teóricas para aprender a se preparar melhor para as corridas.

São tópicos como: aquecimento, preparação nos dias antes das provas, motivação etc.

A ideia é aprender a se preparar para as provas além de entender e participar dos eventos. É criar uma autonomia do atleta de saber o que fazer quando ele estiver sozinho em uma prova ou sem o apoio da equipe.

Normalmente estamos sempre juntos nas provas, mas saber o que deve ser feito é muito importante.


Ter o seu ritual de aquecimento, seu ritual de preparação, saber o que dá certo comer e beber antes das provas e quanto de sono dormir são processos muito importantes que fazem diferença na hora do “vamos ver”. Isso é se preparar, e é por isso que fazemos testes. Incluindo esse que estamos fazendo nestas semanas.


Testar a condição física do atleta e também a parte que chamamos de “treinamento silencioso”, aquela parte que fazemos quando não estamos na parte do treino com exercícios. Então o “teste” em si, não é só acordar e ir fazer o seu máximo.

Precisa ter uma preparação e testar essa preparação. Em cada prova que fazemos no circuito precisa ser feita essa preparação.

Chegar com antecedência no local de prova, estar bem alimentado e descansado, saber o que fazer no aquecimento e desaquecimento e também a sua recuperação pôs prova.


Ter essa sequência pronta leva tempo e precisa ser testada sempre e atualizada.

Alguma coisa que funciona para você como comer pão antes da corrida, pode não funcionar para o seu colega de equipe.

Saiba o que funciona para você antes de chegar naquela prova importante no final da sua preparação e acabar não sabendo o que fazer.


Mais do que importante também é salientar que um teste é para ser feito no seu máximo de acordo com o teste. Maior distância possível e maior distância possível. Menor tempo é menor tempo. Se poupar no teste é receita para tempos e velocidades de treinamento incorretas, lembre-se!


Aproveite os testes e nossas reuniões e fique pronto para a prova principal.

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