top of page

Treino Fartlek

Você sabe o que é um treino FARTLEK?

Primeiro vamos explicar o que é essa palavra diferente, fartlek é uma palavra sueca para "brincadeira de velocidade".

É um treino bem livre, normalmente sem intensidade ou velocidades especificadas pelo treinador.

Um treino que pode muito bem ser feito sem ser montado no relógio ou aplicativo de treino, e mesmo durante o treino não é necessário ficar olhando para o relógio. É mais um treino de percepção de intensidade e velocidade.

É um ótimo estimulo para o corpo e também para a mente, não ter um plano especifico.


Bom vamos lá entender e ver alguns exemplos de treinos de fartlek.


Vamos pegar um exemplo de treino de 40 minutos, vamos dividir em 10 minutos de aquecimento, 20 minutos de fartlek e 10 minutos finais de volta a calma.

Para as intensidades, vamos entender o pace, o ritmo forte mas não é um ritmo de tiro, ou pelo menos vamos tentar não ficar nesse ritmo muito forte. Ao invés disso vamos trabalhar em um ritmo mais ou menos perto do ritmo dos 5km, que é um ritmo forte e difícil mas não muito difícil. Para as diminuições de ritmo e recuperações, vamos trabalhar perto do seu ritmo de maratona e não se preocupe se você nunca fez uma maratona, esse é um ritmo fácil, um ritmo tranquilo que você consiga se recuperar e mesmo assim mantenha um ritmo leve, mas não muito leve, ok.


Lembra que no fartlek não vamos ter tempo especifico de intervalos entre essas duas velocidades, se nos estruturarmos alguns intervalos como 1 minuto por 1 minuto, esse treino vira um treino intervalado.


O fartlek é mais como uma brincadeira mesmo e você pode usar objetos e coisas durante o seu treino dependendo de onde estiver. Por exemplo, se você esta correndo na rua, você pode olhar e ver uma placa grande e correr no seu ritmo forte ( lembra perto do ritmo de 5km) pode correr nesse ritmo até a placa e depois recuperar até se sentir bem ou ate a próxima placa, correr forte ate o posto e recuperar até o carro vermelho, e por ai vai.

Por isso é legal não ficar olhando no relógio, pra você entrar nessa brincadeira de controlar o ritmo somente com a sua percepção e também escolher esses intervalos diferentes digamos assim com objetivos durante a sua corrida.


Mas tenho que usar somente objetos? Não, você pode usar um quarteirão, um carro ou uma pessoa é interessante também, vai tentar ultrapassar ela e depois recuperar, tentar alcançar um cara passeando de skate, pode ser qualquer coisa.

Podem ser feitos sprints e corridas muito fortes também nessa brincadeira, nesse treino. Você pode correr com um colega e propor um desafio, quem chegar na banca de jornal primeiro fica devendo uma cerveja, depois recuperam e podem apostar cervejas durante o caminho correndo até postes, bancas de jornais, carros, placas e por ai vai. E no final pagar a aposta, claro.


Um terceiro modo de fazer esse treino sem intervalos estruturados, é usar músicas. Pega aquela musica que tem o refrão forte e corre no refrão, recupera nas frases. Ou pega aquela musica que tem partes calmas e partes fortes. Também serve.


Então fica aqui o esquema desse treino. Aquecimento, parte principal onde você vai brincar de correr sempre pela percepção de esforço e com intervalos não estruturados e no final sempre faz um pouco de corrida bem leve para voltar a calma.

Esse tipo de treino ajuda a controlar a sua percepção de velocidade, melhorar seus tempos em provas e também ajuda a motivar seus treinos, principalmente se você fizer esse treino quando não estiver perto do seu treinador.


É muito difícil de errar nesse tipo de treino, é só correr, se divertir respeitando a bagunça de velocidades e intervalos diferentes. Mas entenda que é um treino, se respeite e ouça sempre o seu corpo.



10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Lesões de início e final de temporada

Com o final do ano, normalmente finalizamos uma temporada de provas e desafios. Nisso temos alguns dias de descanso. Esse descanso permite que o corpo se recupere do estresse que normalmente colocamos

Foi dada a largada!

Começamos! Nosso desafio de 21km e 42km começou neste fim de semana. Todos que vão correr uma meia-maratona ou maratona nesses primeiros seis meses de 2022 fizeram uma prova de 1 milha (1,6km) neste f

Comments


bottom of page